• Pet Sweet Pet

Sinais de Calma dos Cães

Sinais de Calma ou Apaziguamentos (calming signals) são sinais que os cães emitem pela sua expressão corporal, com o objetivo de evitar conflito com humanos ou outros cães e animais, mostrar desconforto ou até mesmo medo. O repertório canino possui diversos sinais de calma diferentes.


Esses sinais são parte fundamental do processo de comunicação canino, sendo uma habilidade inerente aos cães já desde o nascimento, porém pode ser estimulada ou não através da socialização e com isso o cão torna-se mais ou menos “fluente” nestes sinais. Assim, os primeiros 3 meses de vida junto à mãe e o restante da ninhada são essenciais nesse processo de desenvolvimento, bem como como a socialização ao longo da vida.


Outros fatores que podem influenciar no nível de “fluência” dos cães nesses sinais, dificultando o processo de comunicação, são: raça (algumas raças mais primitivas, como akita, sharpei, chow chow, entre outras) e algumas características (ou mutilações) corporais, como rabo muito curto ou quase inexistente ou ainda orelhas que não se abaixam.


Além dos sinais de linguagem corporal propriamente ditos, é também muito importante para entender o cão, que você observe o contexto da situação e também o olhe enquanto individuo, pois estes fatores podem impactar na mensagem que o cão quer transmitir com aquela linguagem corporal. Por exemplo, o bocejo, em um dado contexto, pode ser uma demonstração de desconforto e que o cão quer sair daquela situação, porém em outro momento, pode indicar simplesmente sono.


No livro “Sinais de Calma” da Turid Rugas, com base em seus estudos e observações, ela também nos mostra que os cães mais fluentes em linguagem corporal podem, inclusive, ser capazes de nos compreender se emitimos estes sinais de calma com a nossa linguagem corporal, como desviar o olhar, virar a cabeça ou dar as costa. Dessa forma, entendemos o quanto estes sinais são importantes na nossa comunicação com os cães.


Conheça alguns dos sinais de calma


Arregalar/desviar os olhos: acredito que esse seja um dos sinais de calma mais famosos, porém de forma muito equivocada. São os famosos olhos que fazem parte da “cara de culpa” que diversos tutores postam na internet. A culpa é uma emoção muito complexa para os cães (mas isso é assunto para outro post) e essa carinha nada tem a ver com culpa, mas sim com o cão dizendo que está extremamente desconfortável com a situação e que não quer briga, tentando acalmar o interlocutor.acredito que esse seja


Orelhas abaixada para trás:outro sinal famoso por compor a “cara de culpa” ou ainda aquela foto em que alguns cães parecem um foquinha, sem as orelhas. Na verdade, conforme o cão leva bronca do tutor sempre que este chega em casa, o cão passa a associar a chegada do dono com briga e assim começa a emitir os sinais de calma para mostrar que ele está de boa e não quer confusão, tendo ou não feito algo errado.


Boca repuxada: este sinal é muitas vezes entendido como “um sorriso”, enquanto na realidade o cão, na maioria das vezes (lembre-se que sempre temos que considerar o contexto e o indivíduo), está querendo demonstrar que está muito estressado e desconfortável com a situação.


Abanar a cauda: nem sempre uma cauda abanando indica alegria. Pelo contrário, quando a cauda está abanando em movimentos curtos e rápidos e um pouco abaixada, isso é um sinal de calma demonstrando desconforto com a interação.


Outros sinais de calma: lamber repetidamente os lábios (também conhecido como licking), virar a cabeça de lado, levantar a pata, congelar ou andar lentamente, dar as costas, chacoalhar o corpo (quando está seco), entre outros.


Além de haver diversos sinais de calma, na grande maioria das vezes, o cão emite mais de um sinal e conforme não é “escutado”, ele escalona esses sinais para outros de maior intensidade, tentando comunicar de maneira a ser entendido, até chegar nos extremos de rosnado e mordida.


Se você quer saber mais sobre os sinais de calma, recomendo fortemente a leitura do livro Sinais de Calma da Turid Rugas (ele somente foi traduzido para o português de Portugal, mas tem uma leitura bem tranquila).


Além disso, sem dúvidas, o ponto chave para aprender o que são cão está lhe dizendo, sejam sinais de calma ou outras expressões da linguagem canina, é a OBSERVAÇÃO das interações dele com humanos, outros cães ou animais, em diferentes ambientes, enfim... diversos contextos e situações.


Espero que tenha gostado. Conta pra mim o que achou ou se tem alguma dúvida!




53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo final-02.jpg