• Pet Sweet Pet

Enriquecimento Ambiental

Cada vez mais tem se falado no universo pet sobre enriquecimento ambiental. Mas afinal, o que é isso?

O enriquecimento ambiental é um princípio de manejo que aumenta a qualidade de vida dos animais em cativeiro (isso inclui os nossos pets), identificando e fornecendo estímulos para a expressão de atividades físicas e psicológicas necessárias para o seu bem-estar (Shepherdson). Através do enriquecimento do ambiente com atividades que estimulem os animais a expressarem seus comportamentos naturais, é possível contribuirmos de forma efetiva para liberação de substâncias no corpo do animal responsáveis pelo bem-estar, relaxamento, calma, prazer, etc, assim como reduzir o nível de cortisol, o hormônio do estresse.


Mas e na prática?


Na prática, o ideal é inserirmos o enriquecimento ambiental na rotina dos nossos cães, de forma a estimular diferentes comportamentos naturais, oferecendo oportunidades de realizarem atividades físicas e mentais. Além disso, o enriquecimento é uma ferramenta essencial para cães que ficam mais tempo sozinhos e também para ajudar na resolução de problemas de comportamento.


Existem hoje no mercado diversas marcas de brinquedos funcionais e, além delas, é possível ter infinitas possibilidades de desafios com material reciclável e um pouco de criatividade.

Para você que vai introduzir o EA na vida do seu cão, tenho algumas dicas fundamentais:



- sempre iniciar com atividades simples e aumentar a complexidade de forma gradual, conforme o cão se desenvolve;

- a experiência sempre deve ser positiva para o cão, assim, nas primeiras vezes de um desafio, é importante acompanhar e ensinar como interagir com determinada atividade;

- o objetivo é que o cão consiga concluir o desafio e não sinta-se frustrado ao final da atividade;

- EA não é só comida! Música, massagem, treinos, diversidade de odores para o cão sentir, também são formas de enriquecimento;

- e a dica mais importante - SUPERVISÃO! Observe sempre o seu cão (já falei isso por aqui, né?!). Com a observação você irá entender de que forma ele interage com cada tipo de objeto e assim poderá avaliar, após utilizar algumas vezes, quais são seguros ou não para serem deixados quando o cachorro estiver sozinho.


Os 5 tipos de enriquecimento ambiental


Como mencionei antes, o ideal é estimularmos diferentes comportamentos dos cães e para ajudar nisso, devemos diversificar os tipos de enriquecimento que oferecidos. Ao todo, são 5 categorias de EA, mas que na maioria das atividades, acabam se misturando com mais ou menos intensidade:


1. Sensorial: tem como foco principal trabalhar os sentidos do cão - atividades de lamber com diferentes texturas e temperaturas, música, diferentes aromas (ervas aromáticas são ótimas para estes casos) ou massagem.


2. Cognitivo: estimula o cachorro a pensar e contribui para o desenvolvimento mental - jogos de tabuleiro próprios para cães e treino de comandos são excelentes aliados para este tipo de EA.




3. Físico: a proposta aqui é estimular a atividade física do cão - podem ser desenvolvidas atividades que incentivem o cão a andar pela casa, como uma caça aos petiscos, ou ainda alguma brincadeira que inclui obstáculos físicos para o cão (sempre de acordo com a sua capacidade física e condição de saúde).



4. Social: o próprio nome já diz - incentivar as interações sociais entre o cachorro e outros cães e animais, assim como humanos. Mas lembrando sempre que o objetivo do EA é ser positivo para o cão, então essas interações devem ser monitoradas para garantir que sejam positivas, graduais e controladas. Não estamos falando aqui de levar o cãozinho para passear e "fazer amizade" com todos os outros cães que encontrar pelo caminho, ok?



5. Alimentar: na natureza os cães caçam para se alimentar e a proposta do EA alimentar é justamente reproduzir esse comportamento na nossa casa - uma excelente forma de iniciar a introdução de enriquecimento na vida do seu cão é substituindo o pote onde ele se alimenta, por desafios, onde ele precise trabalhar para conseguir comer.



Por hoje é isso! Espero ter contribuído para que você possa oferecer uma vida ainda com mais qualidade para seu doguinho.


Me conta aqui nos comentários o que achou!

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo final-02.jpg